Portfolio

Objetivo

Este trabalho (portfólio), tem como requisito básico uma auto-avaliação de como se adquiriu, complementou e desenvolveu o conhecimento obtido durante o ano letivo de 2011 (dois mil e onze). Essa auto-avaliação mostrará melhor do que ninguém a evolução conquistada durante todo o período de conhecimento constante, e servirá de crédito para dar seqüência em busca da informação e conseqüentemente evoluir junto.

Dedicatória

Sem dúvidas, a notícia de ser aprovado num vestibular é a melhor coisa que um estudante ativo poderia receber. Pois é, no dia quatorze de janeiro de dois mil e onze, recebi está notícia tão esperada, porque foram meses de estudos e nada melhor do que uma vitória para recompensar todo esse tempo de batalha.

Mas nada disso seria possível se não existissem pessoas que foram meu porto seguro, meu verdadeiro alicerce. Portanto, dedico esse trabalho a melhor Família do mundo, composta pelos progenitores José Tenório e Juraci Batista, e os irmãos Maria Tenório, Walter Tenório e Valteleno Tenório, e mais ainda pelos pimpolhos Paula Naylla, Anthonny Riã, Pedro Otávio, Olga Nallana e Déborah, a mais nova integrante e minha primeira afilhada, e finalizando uma pessoa que admiro cada dia mais, a namorada Danda Lima.

Todos são a minha fonte de energia, sem dúvidas. Mas, se tem uma pessoa que logo perco a voz em falar dela, é dona Juraci Batista. Não existem palavras para exemplificar tudo o que essa pessoa fez por mim, foi e é uma verdadeira “leoa”. Nunca me deixou faltar nada, sempre me apoio nas decisões corretas e nas duvidosas pediu-me para reaver meus conceitos, ela sim é bandeira que carrego nas guerras que fui e nas guerras que ainda vou. Por isso, ela é a razão principal para dedicar tudo que estou passando nesse momento, e mais, porque nem ela e nem meu pai não tiveram o privilégio de estar numa Universidade, ou melhor, de concluir os estudos fundamentais necessário para uma pessoa. Contudo, não há pessoas mais essenciais na minha vida do que elas para dedicar meu momento, te amo FAMÍLIA.

Agradecimentos

Agradeço a Pai eterno por dar-me saúde e coragem nas batalhas já vencidas e pela oportunidade de dar uma seqüencialidade nos estudos que é uma coisa tão desejada por muitos e que poucos significativamente conseguem, e não em especial, mas, sim em essencial agradecer a todos os professores que me proporcionou conhecimentos desde o primário até hoje, e finalizando, os meus antigos e atuais colegas que acreditaram e ainda acreditam no meu potencial, e que sem eles a estrada seria mais longa e eu não saberia se estaria aqui nessa grande etapa da vida.

Introdução

Tendo em base todo o contexto estudado no decorrer desses meses de aula, torna-se fácil expor todo o conhecimento adquirido com as seqüencialidades de aulas que foram de extrema importância para o desenvolvimento do próprio estudante.
Todo o conteúdo que será exposto nesse momento apresentará falhas por divergências de aulas perdidas, porém, mesmo não estando presentes nas aulas a busca do conhecimento prevaleceu e, contudo o máximo de conteúdo buscado, explorado e atingido será reprisado em breve.
Portanto, o material a seguir retratará tudo o que foi obtido durante o período letivo de dois mil e onze, do início das aulas no dia três de fevereiro até os dias atuais.

História da Epidemiologia

Iniciada a primeira aula de Saúde Coletiva do curso de Terapia Ocupacional no dia nove de Fevereiro, com o tema proposto em sala História da Epidemiologia. A Epidemiologia deu-se na antiguidade precisamente com a sociedade hebraica, onde utilizavam a Panacéia que era uma planta imaginária de significativo de cura e que iria contra a Higéia. É certo informar também que, os médicos na época eram escravos gregos e que havia uma grande variedade de fármacos para pouquíssimos doentios.
No quesito doenças, foram analisados no decorrer das aulas os dois tipos de períodos pelos quais se caracterizam alguns efeitos. Um deles é o período Epidemiológico que por definição tem a relação agente e meio ambiente, e, outro período é o Patológico que nada mais é do que a modificação ocorrida nos seres viventes.

Saúde

Se tratando em saúde, é direito por lei que todos tenham uma saúde garantida segundo a constituição e, defini-se que saúde não se trata só de atendimento ambulatorial e sim todo um equilíbrio de diversos sistemas, tais como: habitação, ambiente, alimentação, educação, justiça e entre outros. Um pequeno trecho que resume e ao mesmo tempo não deixar nenhuma dúvida sobre o que é saúde: “Saúde é um completo estado de bem estar físico, mental e social” (OMS). “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Portanto ter saúde é, manter um equilíbrio com o meio ambiente, ter educação de qualidade, justiça, habitação, saneamento...

Interdisciplinariedade na Saúde

Outro aspecto importante foi o trabalho ser realizado no sentido de interdisciplinaridade, vendo que é extraordinário trabalhar o indivíduo com uma gama de objetivo, tendo como prioridade o desenvolvimento igualitário tanto profissional como pessoal do usuário necessitado. 

História Natural da Doença

A história natural de uma doença no homem é dada em três níveis, que são pré-patogênico, patogênico e evolução. Nesse portfólio será anexada uma entrevista/pesquisa de um paciente portador de doença patogênica solicitado pelo professor André Falcão.

 

 

 

Entrevista realizada à pedido do Professor André Falcão

 

Indicadores e Gráficos

Swaroop & Uemura (Esquerda), Nelson Morais (Direita)

Não restaram dúvidas sobre os indicadores e índices das mais variadas situações de vivência. Alguns citados como o Swaroop & Uemura que é um indicador de qualidade de vida e tempo de vida média vivida por individuo de determinada região. Outro importante e a Curva de Nelson de Morais que tem por finalidade registrar e produzir graficamente como já se diz o nome uma curvatura sobre mortalidade de diversas faixas etárias. Exemplificando os dois indicadores imagens em anexos.

Foram fornecidos gráficos e dados que demasiadamente mostrou toda a realidade de fatores de riscos, taxas de natalidade, taxas de mortalidade tanto nacional, como local.

Meio Ambiente e Saúde

Poluição é a modificação de características de um ambiente de modo a torná-lo impróprio às formas de vida que ele normalmente abriga. No Brasil, dos gastos com internações hospitalares são de pacientes com doenças causadas pela poluição. Em anexo um relatório exigido pelo professor André Falcão, exemplificando a relação Saúde e Meio Ambiente. 

Documentário: Sicko. SOS Saúde

O documentário foca principalmente no déficit na área da saúde no país mais desenvolvido do mundo, os Estados Unidos da América. Diferentemente da questão financeira, o país vive um problema precário nos serviços prestados a sociedade, por exemplo a saúde. muitos países que se considera subdesenvolvido tem um atendimento melhor e sem nenhum custo para o usuário, coisa surreal. até os serviços de plano de saúde caríssimos não se compara com o atendimento público realizado por países como França, Canadá, Inglaterra e Cuba. Pode-se notar durante o documentário, que os americanos com vínculos canadense cruzam a fronteira para receber atendimento gratuito e de qualidade no Canadá. A situação dos Estados Unidos não se diferencia da posição do Brasil, pois, o tratamento recebido pela sociedade brasileira também é considerado precário, mesmo os planos de saúde. Na constituição não era pra ser assim, o cidadão deve receber tratamento de qualidade e sem nenhum custo para o mesmo, mas, nem tudo é como se deve. É um mau vivenciado por muitos países que deve ser solucionado rapidamente e com sucesso.

Sistema Único de Saúde - SUS

Sabemos que a atual situação do Sistema Único de Saúde não é a das melhores, se é que já teve melhor. O SUS nasceu no ano de 1988 através de Conferências realizadas anteriormente, e durante todo esse tempo de vida o sistema nunca foi visto com bons olhos através daqueles que

 necessitam do mesmo. Quem o conhece no papel, na constituição, sabe que poderia ser o método mais adequado para solucionar a complexo “mal estar” da saúde, mas não. Vemos com freqüência filas de espera para atendimentos essenciais, corredores lotados em atendimentos de emergência, nas marcações de consultas o tempo

 é o principal fator de desistência de muitos usuários pela questão da demora, e assim por diante.

Como visto em sala de aula, o SUS prega três conceitos que deveriam ser praticados incessantemente a todo o tempo, que são: universalidade, prestar atendimento não importando sua cultura, região, nacionalidade, religião, entre outros; equidade, tratar de forma igualitária a todos que procurarem-no; integralidade, tratar de forma organizada, promovendo, protegendo e recuperando sem qualquer custo para o 

usuário. Pena que não faz jus esse tratado.

Numa publicação anterior, comentei um documentário de nome SiCKO, SOS Saúde, que relata a questão precária do sistema de saúde dos Estados Unidos que não é muito diferente do tema saúde no Brasil. No entanto, como brasileiro acredito que esse sistema ainda seja a solução imediata e segura de que poderemos recorrer quando precisarmos.

PSF Virgem dos Pobres

Numa visita realizada ao posto do Programa de Saúde da Família, podemos constatar a realidade e a importância de cada unidade em cada determinada região dos municípios, no caso Maceió. Sendo uma unidade básica com atendimento nas especialidades pediatria, obstetrícia, clínica médica e cirúrgica. Anteriormente a unidade servia de pronto atendimento e, não há uma informatização no controle do PSF consistir em formulários preenchidos à mão. A questão estrutura está visivelmente precária, tanto a fiação como a composição hidráulica exposta e falta de acessibilidade no local. 

Conclusão

Todo esse processo de aprendizado no ano que se encerra, foi necessariamente importante pelo simples motivo de abri nossos os olhos para as reais situações que são de nossos interesses. Fazendo com que construíssemos críticas construtivas e positivas para aqueles acontecimentos vivenciados. Contudo, só tenho a agradecer ao quadro de excelentes docentes, que particularmente proporcionou-me designar o lado crítico até então desconhecido.